É comum algumas empresas terem atrasos no pagamento de suas faturas, mas esta situação não é boa para um fluxo monetário saudável de uma empresa.
Se disponibilizou o seu produto ou serviço, e não deve ter medo de exigir a retribuição justa e acordada, ou seja, o respetivo pagamento.
Para o ajudar a aplicar essa mentalidade, reunimos algumas dicas para evitar que o seu negócio acumule pagamentos em atraso:
Melhorar a eficiência do sistema de faturação
O envio de uma fatura dias ou semanas após a conclusão do trabalho ou a entrega do serviço é problemático por várias razões
Transmite a mensagem de que não se leva a sério enquanto empresa
Coloca-o numa posição incómoda quando precisa de acompanhar o pagamento, pois também já se atrasou na realização da fatura
Pode criar confusão junto do cliente, que, se receber a fatura muito mais tarde, poderá já não se recordar exatamente do serviço prestado (resultando em mais atrasos de pagamento).
A melhor altura para enviar uma fatura é imediatamente a seguir a vender o bem/prestar o serviço.